Menu fechado

Qual a importância dos polivitamínicos e quando usá-los?3 min read

A rotina corrida do dia a dia leva muitas pessoas a se alimentarem de maneira inadequada. Essa alimentação, que na maioria das vezes se caracteriza pela ingestão de produtos industrializados e pela ausência quase completa de itens naturais, pode gerar inúmeras deficiências no organismo e, em alguns casos, pode até mesmo levar ao desenvolvimento de graves doenças.

É aí que entram os polivitamínicos, um complemento nutricional que ajuda a repor vitaminas e outras substâncias essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Se você precisa de um aliado na sua alimentação, confira agora qual a importância dos polivitamínicos e quando usá-los.

O que é e qual a importância dos polivitamínicos

A principal função dos polivitamínicos é fornecer nutrientes que estejam faltando ao corpo e que devem ser repostos para que o organismo funcione corretamente. Trata-se de uma espécie de suplemento, composto por vitaminas e minerais, que ajuda a reverter os danos causados por uma alimentação desequilibrada ou, em alguns casos, por problemas no metabolismo.

A importância dos polivitamínicos está justamente no fato de que eles podem complementar uma dieta pobre em nutrientes. Isso porque a ausência de algumas vitaminas e substâncias essenciais pode causar diversos transtornos, como fraqueza, diminuição do sistema imunológico, alterações intestinais e outros.

A presença de vitaminas, pelo contrário, garante não só um corpo saudável, mas também pele, cabelos e unhas hidratados. Sendo assim, os polivitamínicos atuam devolvendo ao organismo todos os nutrientes que ele precisa para se manter sadio.

Quando usar os polivitamínicos

Você sabia que vitaminas em excesso são prejudiciais e tóxicas ao nosso corpo e podem, inclusive, desencadear problemas e doenças graves? É por isso que você deve ter cuidado ao ingerir os polivitamínicos e consultar um nutricionista para te auxiliar na busca pelo melhor complemento para a sua dieta.

Os polivitamínicos são indicados a todas as pessoas que, por alguma razão, não praticam uma alimentação saudável e rica em nutrientes. O complemento nutricional é muito útil também para aqueles que têm a necessidade de repor uma ou mais vitaminas, como, por exemplo, o cálcio em mulheres e idosos, que são mais suscetíveis à osteoporose, e a vitamina B12 (presente em alimentos de origem animal) para veganos e vegetarianos.

Além disso, os polivitamínicos podem ser um grande aliado de atletas, pessoas com grandes restrições alimentares ou que estejam passando por algum tipo de tratamento, gestantes e crianças que não se alimentam corretamente.

Lembre-se, porém, de que cada caso é um caso e que os organismos possuem características individuais. Portanto, o ideal é consultar um nutricionista, que irá te orientar quanto ao polivitamínico adequado ao seu problema, já que existem diferentes tipos no mercado.

Outro ponto que deve ser considerado é que o uso dos polivitamínicos não deve, em hipótese alguma, substituir uma alimentação saudável. Uma dieta regrada deve ser a sua primeira opção quando estiver com falta de nutrientes no organismo.

Gostou desse artigo? Então acesse o nosso site e conheça alguns polivitamínicos que podem ser muito importantes para a sua saúde. Com a ajuda de um nutricionista, você pode encontrar o ideal para você!

Publicado em:Suplementos

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *