Menu fechado

Quais são os diferentes tipos de argila e para que servem?3 min read

Os tratamentos estéticos à base de produtos naturais são uma excelente opção para o cuidado da pele e dos cabelos. Um desses elementos é a argila, de origem mineral obtida diretamente do solo e famosa desde os tempos antigos pelos seus benefícios.

Mas você sabia que existem vários tipos de argila e que cada um deles é indicado para um tratamento específico da pele e dos cabelos? Conheça a seguir quais são os diferentes tipos de argila e para que servem.

Tipos de argila

Os tipos de argila podem ser identificados por meio da cor. Você pode encontrar o produto nas cores branca (mais leve, possui alto percentual de alumínio), verde, vermelha, amarela (bastante comum em clínicas de estética), rosa (mistura da branca com a vermelha), preta (mais nobre, conhecida como lama vulcânica), marrom (mais rara devido à sua pureza) e cinza. Confira abaixo os benefícios de cada um deles.

Benefícios de cada tipo

Cada uma das cores está associada a alguns benefícios. Por isso, lembre-se: antes de começar a utilizar o produto, consulte um dermatologista que possa te orientar quanto à escolha do tipo ideal para as suas necessidades.

Argila branca: indicada para cabelos secos e peles sensíveis e desidratadas. Clareia a pele, tira manchas, elimina a oleosidade e tem ação cicatrizante e suavizante.

Argila verde: ideal para cabelos e peles oleosas, ajudando a limpar e combater a acne. Auxilia na queima de gordura localizada, reduz celulites, combate edemas, bem como tem efeitos analgésico, cicatrizante, estimulante, bactericida, adstringente e tonificante quando aplicada como máscara facial.

Argila vermelha: esse tipo de argila é indicado para peles mais sensíveis e que possuem coloração rosada. É capaz de deixar a pele e os cabelos mais bonitos e saudáveis devido à sua capacidade de absorver a oleosidade, renovando a estrutura celular. Hidrata e previne o envelhecimento da pele, ajuda a reduzir medidas e acelera o metabolismo local.

Argila amarela (ou dourada): indicada para peles mais maduras, possui propriedades rejuvenescedoras, ajudando a combater o envelhecimento da pele e é uma ótima opção para refrescar e desintoxicar a pele. Também aumenta a elasticidade e auxilia na redução de inflamações.

Argila rosa: indicada para peles sensíveis e delicadas justamente por ser o tipo mais suave. Também auxilia na reprodução celular, ativa funções imunológicas e tem função cicatrizante e desinfetante. Nos cabelos, serve como hidratante, deixando-os sedosos, brilhantes e macios, além de proporcionar rápido crescimento dos fios.

Argila preta: serve como adstringente, ajudando a renovar as células. É usada também para eliminar manchas comuns nas axilas e virilhas. Pode ser usada como desodorante natural, tem função analgésica, ajuda a revitalizar o organismo e tem ação anti-inflamatória e antiestresse.

Argila marrom: é um poderoso esfoliante e ajuda a reduzir ou até mesmo apagar manchas superficiais da pele e rugas. Além disso, melhora a vitalidade da pele, combate a acne e tem efeito rejuvenescedor.

Argila cinza: age como esfoliante, indicada para peles oleosas e manchadas. Também combate espinhas e cravos, retarda o envelhecimento da pele e é um antioxidante natural.

Se você ficou interessado em experimentar os benefícios desse elemento natural, acesse nosso site e conheça nossos produtos!

Publicado em:Cuidados e Beleza

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *