Menu fechado

Homeopatia para ansiedade: conheça os tratamentos mais adequados3 min read

A homeopatia é uma medicina que cuida não somente dos sintomas, mas também do indivíduo de uma maneira completa, ou seja, o objetivo é curar o que motiva o surgimento do sintoma e não apenas o sintoma em si.

Quem sofre com ansiedade apresenta alguns sintomas comuns, ter as mãos suadas está entre eles. Se fosse tratado pela medicina alopática a pessoa que descreve esse desconforto poderia receber uma medicação para “curar” o suor das mãos. Já na homeopatia, o médico irá procurar compreender a fundo o perfil do paciente.

Como ele se relaciona com as pessoas, por exemplo. De que maneira costuma lidar com situações em que se sente pressionado, como enxerga a si mesmo, perguntas que quando respondidas irão mostrar o perfil da pessoa e levar aos verdadeiros motivos da ansiedade.

A partir desse diagnóstico integral que soma sintoma físico com a parte emocional, uma vez que para a homeopatia eles agem em conjunto em não separadamente, é que o homeopata irá prescrever a medicação adequada.

Saiba mais sobre o tratamento homeopático

A homeopatia foi criada no final do século 18 na Alemanha e tem na tradução da palavra a expressão “cura pelo semelhante”.

Esse é o princípio básico da homeopatia até hoje. A cura pelo semelhante ou similitude, quer dizer que uma substância quando usada por uma pessoa saudável vai fornecer dados do que essa pessoa sentiu, sejam sintomas físicos ou emocionais e esses mesmos sintomas serão tratados pela mesma substância nas pessoas doentes.

A partir dessa análise, é possível saber para quais finalidades o composto pode ser usado. A história conta que o Doutor Samuel Hahhemann, pai da homeopatia, testou o quinino, substância usada na época para combater a malária e sentiu tudo o que sentiria se fosse portador da doença.

O mesmo aconteceu com outras pessoas saudáveis que se sujeitaram ao teste. Foi assim que ele concluiu que a substância que provocava sintomas em pessoas saudáveis seria capaz de curar esses mesmos sintomas naqueles que estavam doentes.

Os remédios homeopáticos são criados dessa mesma forma ainda hoje.

Solução lenta, mas eficiente

Mas, antes de causar preocupações, é importante ressaltar que a homeopatia também tem outro princípio fundamental que é o da diluição.

Isso significa que tudo é ministrado em doses muito pequenas, que não irão provocar ou aumentar os problemas no paciente, tendo ainda a vantagem de não dar efeitos colaterais, que são muito comuns em remédios alopáticos contra ansiedade.

Algumas fórmulas homeopáticas para ansiedade são: fósforo, pulsatilla e silicea. Cada um eficaz para um comportamento diferente.

Eles são produzidos a partir de compostos de origem vegetal, animal ou mineral, por isso é preciso dar mais tempo ao organismo para que responda aos remédios. Porém, essa resposta costuma ser satisfatória.

Se você deseja uma prescrição específica para você será necessário consultar um especialista que indicará a forma de preparo, assim como a dosagem, o período e frequência de uso.

Apesar disso, existem fórmulas homeopáticas específicas para ansiedade que podem ser adquiridas sem prescrição. São fórmulas consagradas pelo uso tradicional, segurança e eficácia criadas por grandes empresas.

Confira os produtos prontos que podem ser adquiridos sem prescrição em nossa loja clicando abaixo.

Publicado em:Homeopatia,Práticas Integrativas e Complementares

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *