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Vitamina C (Ácido ascórbico)

A vitamina C é uma vitamina essencial com propriedades antioxidantes. É frequentemente suplementada para prevenir o resfriado comum.

É um suplemento alimentar muito popular devido às suas propriedades antioxidantes, segurança e baixo preço.

A vitamina C suplementar é capaz de reduzir a duração de um resfriado em 8 a 14% em qualquer população, quando é tomada como uma medida preventiva diária ou no início de um resfriado.

Suas funções antioxidantes são ajudam a proteger o sistema nervoso e o pâncreas, além de ajudar a manter os níveis de testosterona. É necessária para a produção de colágeno no organismo.

INDICAÇÕES

  • Saúde cardiovascular
  • Antioxidante
  • Prevenção de câncer
  • Prevenção da perda de visão em idosos
  • Resistência e recuperação de resfriados

VAI BEM COM

  • Ferro • Para a anemia por deficiência de ferro.

COMO TOMAR

Dose diária recomendada • A ingestão diária recomendada de vitamina C é de pelo menos 90mg. Essa ingestão é facilmente alcançada através da dieta com alguns alimentos ricos em vitamina C. 

Atletas, tratamento para resfriado e fumantes • Fumantes requerem pelo menos 125mg ao dia. Doses de até 2000mg ao dia são usadas para apoiar o sistema imunológico (para atletas) ou reduzir a duração do resfriado comum.

MAGNITUDE DO EFEITO

⭐️ Leve

⭐️⭐️ Moderado

⭐️⭐️⭐️ Forte

PARA QUE SERVE

⭐️⭐️

Reduz a resistina

A função da resistina é bloquear o hormônio da saciedade, a leptina. Com a redução da resistina teoricamente a fome tenderia a diminuir. Apesar disso, ainda não foi testado o efeito direto da vitamina C na redução do apetite,


⭐️ Antioxidante • ⭐️ Reduz o dano muscular • ⭐️ Reduz a pressão arterial • ⭐️ Reduz a fadiga • ⭐️ Redução leve da glicose ⭐️ Reduz a dor muscular ⭐️ Reduz a sensação de esforço • ⭐️ Reduz sintomas de infecções vaginais b️a️cterianas ⭐️ Melhora as funções circulatórias Melhora o bem-estar Melhora a frequência de relações sexuais Melhora a densidade óssea

Deficiência

A ingestão insuficiente de vitamina C causa escorbuto, caracterizado por fadiga ou lassidão, fraqueza generalizada e fragilidade capilar. Sua forma severa é relativamente rara em países desenvolvidos.

Alimentação pobre em vitamina C • A maioria das fontes naturais de vitamina c são frutas e vegetais frescos. Uma dieta com quantidade insuficiente desses alimentos pode predispor a níveis mais baixos da vitamina.

Fumantes • Fumantes tem níveis reduzidos de vitamina C. 

Excesso

A vitamina C tem baixa toxicidade e não causa efeitos adversos graves em altas doses. As queixas mais comuns são diarreia, náusea, cólicas abdominais e outros distúrbios gastrointestinais.