Menu fechado

Fitoterapia: entenda o que é e onde encontrar!3 min read

Fitoterapia é o nome que damos para tratamentos e prevenção de doenças nos seres humanos realizados através de plantas. Estes tratamentos naturais são usados nos pacientes com as plantas em natura ou secas. É importante ressaltar que para que se considere fitoterapia, não pode haver isolamento de princípio ativo, como acontece nos medicamentos tradicionais: a planta em si é o medicamento, mesmo que passe por processamentos.

Mas por que a exigência de que não haja princípio ativo concentrado em um fitoterápico? Bem, fitoterápicos são bem diferentes de fármacos tradicionais, pois a ideia deste tipo de tratamento é oferecer ao paciente uma alternativa natural, mais pura e mais harmoniosa de prevenção e combate às doenças. Com isso, o paciente fica parcial ou completamente isento de efeitos colaterais, além de aumentar sua conexão com a natureza e valorizar técnicas de medicinas tradicionais e antigas de nossa cultura.

Por isso, um fitoterápico é um medicamento eficiente, econômico, mas que trata sem agredir ao organismo do paciente. É claro que tratamentos de fitoterapia também podem exigir um acompanhamento médico regular e monitoramento de resultados para saber quais estratégias usar, quais plantas tomar e em quais doses. Entretanto, o bem-estar e um organismo saudável são garantidos, tanto quanto em um medicamento industrializado normal.

Importância da Fitoterapia

O termo “Fitoterapia” significa, literalmente, tratamento com plantas (Phytos – planta, Terapia – tratamento). Embora hoje ela tenha um nome formal, essa prática já é bastante antiga e tradicional. Estima-se que mais de 80% da população mundial em alguma altura da vida recorrerá a medicamentos e tratamentos naturais para se proteger de doenças.

No mundo todo, povos usam plantas de forma diferente para tratar e prevenir doenças. Em boa parte destes lugares, as plantas medicinais já fazem parte da cultura, e as pessoas que preparam esses medicamentos costumam ser respeitadas por suas comunidades como grande referência em saúde.

Hoje em dia, no Brasil, a Fitoterapia é bastante sofisticada. Ela é reconhecida pelo Ministério da Saúde como um tratamento comum de saúde, com atividade regulamentada pelo Conselho Nacional de Fitoterapia (Conbrafito), mostrando como estes medicamentos são seguros, fiscalizados e de qualidade garantida por autoridades com atuação em nível nacional.

Até mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) possui uma seção especial para fitoterapia. O Ministério da Saúde também coordena uma política específica para fitoterapia e medicina tradicional, reconhecendo mais de 100 plantas como matérias-primas para a elaboração de medicamentos fitoterápicos. Muitos deles são até mesmo usados pelos agentes públicos de saúde em atendimentos pelo Programa Saúde da Família, do Governo Federal.

Onde encontrar medicamentos fitoterápicos?

Os medicamentos fitoterápicos estão em farmácias e lojas especializadas neste setor, operando sob altos e rigorosos padrões de qualidade, com bons preços. No Centro de São Paulo, a sua melhor opção é a Droga Vegetal. Conte com fitoterápicos e medicamentos manipulados de alta qualidade. Nossa loja física está próxima à Praça da Sé, mas você pode comprar também pela internet do lugar onde estiver.

Publicado em:Fitoterapia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *