Menu fechado

Diabéticos: 6 dicas para levar uma vida mais saudável3 min read

A diabetes é uma das doenças crônicas mais populares do mundo, sendo que no Brasil existem mais de 13 milhões de pessoas que sofrem com essa doença, o que coloca o país em 4º no ranking de maior número de diabéticos.

Causada tanto por questões genéticas ou em decorrência de um estilo de vida desregrado e sedentário, a diabetes não pode e nem deve comprometer a qualidade de vida das pessoas que, a partir de um diagnóstico, passam a conviver com ela.

Se você é diabético ou convive com alguém que tem essa doença, continue lendo este texto e confira algumas dicas para levar uma vida mais saudável, mas perfeitamente normal apesar da doença. Boa leitura!

1. Movimente-se!

Essa deve ser a dica mais utilizada no que diz respeito à prevenção e tratamento de diversas doenças, no entanto, trata-se de algo verídico e que deve ser replicado. Quando realizamos algum exercício físico, independente se formos ou não diabéticos, estamos ajudando nosso organismo a trabalhar de forma correta. Isso sem falar na absorção da glicose, que também é melhorada, pois essa é uma grande vilã da diabetes. Faça de 30 a 60 minutos de exercício todos os dias e sinta a diferença na sua saúde imediatamente.

2. Largue o cigarro

Não apenas se você for diabético, afinal de contas, o cigarro é um vilão da saúde em todas as circunstâncias. Mas, especialmente se você possuir diabetes, ele pode e vai prejudicar ainda mais a sua saúde. Como compromete a circulação, o fumo acaba piorando ainda mais o quadro da diabetes. Isso sem citarmos as inúmeras propriedades cancerígenas existentes no cigarro. Portanto, para a garantia de uma vida saudável, largue o vício do cigarro.

3. Diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Não existem contraindicações quanto ao consumo de bebidas que contenham álcool, no entanto, é preciso respeitar os limites indicados pelo médico, o que costuma ser duas doses diárias para o homem e uma para a mulher. Evitar ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio também é uma dica para levar uma vida saudável sendo diabético.

4. Não exagere no sal

Mais um grande vilão, sobretudo dos diabéticos: o sal. Isso porque o excesso de glicose no sangue acaba por atrapalhar a circulação sanguínea, fazendo com que muitos diabéticos acabem desenvolvendo hipertensão arterial. Como bem sabemos, o sal é um grande inimigo da hipertensão, por isso deve ser diminuído ou até mesmo evitado ao máximo nos alimentos das pessoas diabéticas, para que consigam levar uma vida mais saudável.

5. Mantenha-se hidratado

Como bem se sabe, o diabético costuma sofrer com dificuldades de cicatrização de ferimentos. No entanto, quando passa a consumir mais água, a sua pele fica mais hidratada, o que diminui as chances de que ferimentos ou lesões apareçam e demorem para cicatrizar.

6. Cuide da sua alimentação

Pode parecer uma dica simples, mas alguns cuidados na alimentação podem fazer toda a diferença. Como, por exemplo, aumentar a ingestão de alimentos que contenham fibras, evitar aqueles à base de farinha branca, comer pequenas porções de 3 em 3 horas, aumentar a ingestão de legumes, entre outros.

Não deixe de conhecer nossos produtos, acesse o site agora mesmo e confira nossa variedade de produtos!

Publicado em:Hábitos saudáveis

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *