Menu fechado

Como a homeopatia pode te ajudar a reequilibrar suas energias?3 min read

Você conhece a homeopatia e sabe como ela age? A homeopatia pode ser um ótimo aliado da sua saúde por um ponto de vista mais abrangente, ajudando o seu corpo a recuperar energias internas. Isso porque este tipo de medicina não enxerga as doenças como um problema isolado, mas sim, como uma série de desequilíbrios internos que causam dor e problemas às pessoas. Sendo assim, um tratamento homeopático não busca apenas combater doenças de forma concentrada, mas prover um bem-estar ao paciente de forma geral.

E como a homeopatia faz isso?

A homeopatia utiliza medicamentos e outros tratamentos desenvolvidos especialmente para tratar o paciente de forma integral. Há quatro princípios principais na homeopatia que ajudam a descrever como ela opera de forma alternativa à medicina tradicional. São eles: o princípio de semelhança, a experimentação em indivíduos sadios, doses infinitesimais e o princípio do medicamento único.

Princípio de semelhante

Segundo esse ponto de vista, tudo o que é considerado veneno, em doses menores, concentradas ou modificadas, pode ser também a cura para este problema. Ou seja, se determinada substância é responsável por causar dor e vômito, esta mesma substância pode ser usada para curar dor e vômito. Mas como saber a quantidade correta? Para isso é usado o teste em uma pessoa sadia – nunca um animal, sim uma pessoa.

Teste em um indivíduo saudável

Para apurar a quantidade necessária para curar uma pessoa doente, o teste em indivíduo saudável é realizado a fim de se descobrir o que deve ser modificado na substância para que ela haja como um tratamento homeopático. O medicamento é, portanto, “um veneno em doses homeopáticas”.

Doses infinitesimais

Sob este princípio, desenvolvido e usado na homeopatia, as substâncias escolhidas para o tratamento são diluídas de forma intensa, a ponto de mesclar todo o princípio ativo. Segundo a filosofia da homeopatia, com essa diluição, algumas propriedades antes não reveladas do princípio ativo passam a ser ativadas para agir no corpo do paciente que encontra desequilíbrios.

Medicamento único

Outra das filosofias da homeopatia, ainda considerando que o corpo é assolado por desequilíbrios generalizados, e não por doenças concentradas, é de que cada remédio deve ser ministrado no paciente de uma vez, ou seja, sem tomar várias medicações simultaneamente, como é bastante comum na medicina tradicional. Com essa ação, evita-se combinações indesejáveis de fármacos que podem trazer ainda mais riscos à saúde dos pacientes.

Por que a Homeopatia traz de volta o equilíbrio?

Como você pode ter notado nos itens acima, a homeopatia não opera como a medicina tradicional. Suas filosofias buscam tratar o paciente de forma unificada. com o mínimo de riscos possíveis, e com medicamentos que atendam ao desequilíbrio. Ou seja, é uma medicina que traz saúde, e não que cura doença. por isso ela é vista como bastante completa.

Contudo, há quem duvide da eficácia destes tratamentos. Mas não há necessidade de desconfiança. A homeopatia também é fruto de intensos e constantes pesquisas, testes e tratamentos que atestam sua eficiência.

Publicado em:Homeopatia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *