Menu fechado

As 5 perguntas mais comuns sobre medicamentos fitoterápicos3 min read

Nos últimos anos, a busca por uma vida mais saudável tem sido a preocupação de muitos brasileiros. Tanto homens como mulheres tem percebido a necessidade de se cuidar, praticando mais exercícios, adotando uma alimentação e hábitos saudáveis. Por que isso aconteceu? Há vários motivos, dentre eles, o maior acesso à informação, a maior expectativa de vida, bem como a maior distribuição de produtos benéficos à saúde. Hoje, por exemplo, ouvimos falar mais sobre os medicamentos fitoterápicos, se você ainda tem dúvidas, saiba agora da resposta à 5 perguntas comuns sobre eles.

1. O que é medicamento fitoterápico?

Segundo a Anvisa, é todo medicamento produzido exclusivamente com ingredientes provindos de matéria prima vegetal. Os produtos que contém substâncias ativas isoladas sintéticas ou naturais, associadas as vegetais não são considerados fitoterápicos.

2. Fitoterápico é o mesmo que um remédio natural?

Não, fito, quer dizer planta e terápico terapia, ou medicação, ou seja, são plantas reconhecidas por sua eficácia em um tratamento específico, que são usadas há milhares de anos no tratamento de uma certa patologia. Já os remédios naturais são quaisquer substâncias, retiradas da natureza e usadas como medicamento. Os fitoterápicos têm sua ação comprovada cientificamente, enquanto os naturais são apenas passados popularmente pelas gerações.

3. Posso tomar um medicamento fitoterápico sem recomendação médica?

Essa ação (tomar medicamentos sem prescrição) não é nem um pouco recomendada, em nenhuma circunstância, inclusive nesta, visto que mesmo sendo 100% de origem vegetal, qualquer medicamento oferece riscos, cada organismo reage de uma forma, por isso, um profissional pode fazer uma recomendação mais acertada que contribua para um melhor resultado em seu tratamento.

4. Posso usar um fitoterápico e um alopático sintético ao mesmo tempo?

Sim, o fitoterápico pode potencializar o efeito do outro, o médico poderá fazer a melhor recomendação. Se você está em dúvida em relação ao uso de algum medicamento contínuo, algum potencial risco, é muito difícil isso acontecer, porém, em todos os casos, apenas um profissional poderá dar essa resposta e recomendar a medicação correta para seu caso.

5. Medicamento fitoterápico é o mesmo que homeopático?

Não, os homeopáticos também são extraídos da natureza, porém, estes passam por técnicas de diluição e dinamização específicas, e para tratar doenças partem do princípio da semelhança, onde o que causa a doença é também capaz de curá-la. Difere do fitoterápico que como já comentado, é produzido visando o tratamento de uma patologia baseado em plantas já eficazes para este fim.

Assim, os fitoterápicos estão ligados à busca por uma vida mais saudável, tratamentos de qualidade que não ofereçam tanto risco e nos quais se possa confiar. Agora que você já entende mais sobre como funcionam, ficará feliz em saber que nós da Droga Vegetal atuamos há mais de 30 anos nesta área. Sempre buscamos o que há de melhor e mais novo nos tratamentos disponíveis para ofertar produtos de qualidade, por isso, somos referência em vida saudável. Fique à vontade para navegar em nosso site, conhecer nossos produtos e entrar em contato caso surjam dúvidas. Estamos à sua disposição!

Publicado em:Fitoterapia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *