Menu fechado

4 dicas para combater o estresse utilizando a fitoterapia3 min read

Infelizmente ninguém está livre do estresse. Na agitação da vida moderna, é impossível fugir daquele trabalho desgastante ou de rotinas que nos deixam exaustos física e mentalmente. Nessas horas nada melhor do que um remédio fitoterápico. É a própria natureza nos ajudando a nos livrar desse mal tão comum. Além disso, nos mantemos longe de produtos industrializados que podem até a agravar o problema.

E em relação ao estresse, estamos muito bem servidos de plantas que ajudam a acalmar e ter uma vida melhor. Nesse artigo vamos lhe mostrar quatro formas de melhorar seu bem-estar mantendo o estresse longe do seu cotidiano. Vamos lá!

Carqueja

A carqueja não só vai aplacar seu estresse como cuidar do seu organismo. Ela regula diversos processos hormonais, além de possuir ação digestiva e anti-inflamatória. É excelente para casos que precisam de desintoxicação do fígado.

Além de funcionar como anti-estresse, a carqueja ainda melhora o funcionamento do fígado, controla o colesterol, ajuda no combate a acne e até faz perder peso. Sem dúvida é uma planta para você utilizar no dia a dia.

Maracujá

Além de ser rico em nutrientes, o maracujá também funciona como um calmante natural. Possui substâncias que agem diretamente no sistema nervoso central, sob uma forma de tranquilizante e relaxante muscular. Por isso, é muito indicado para combater a ansiedade, podendo ajudar no tratamento da depressão. E o melhor é que você utilizá-lo de diversas maneiras.

As folhas do maracujá possuem uma ação sedativa natural, sendo excelente para tratar ansiedade e aquele estresse que causa dores de cabeça. Além disso, a flor do maracujá possui uma substância chamada passiflora, que é ótima para tratar o estresse intenso. Para conseguir um sono mais tranquilo, tome o maracujá um pouco antes de dormir.

Manjericão

Se você utilizar as folhas de manjericão terá, não só uma poderosa bebida anti-estresse, como um chá que ajudará a aumentar o desempenho mental e físico. Isso porque ele é uma planta adaptógena, excelentes para manter seu corpo longe do desgaste. Para ficarem livres do estresse, muitas pessoas até mastigam as folhas do manjericão.

Com propriedades sedativas, o manjericão pode ser utilizado como infusão para ser tomado após a refeição. Há quem considere o manjericão uma planta mágica, já que ajuda a melhorar a tosse e a dor de garganta, é digestivo, combate pedra no rim e até deixa mais bonito! Isso porque o manjericão possui muita vitamina A, C e K, além de ferro, ômega 3, cálcio e minerais diversos.

Melissa

A melissa é uma planta usada como calmante natural há centenas de anos. Conhecida também como bálsamo de limão, capim-limão e erva cidreira, é bastante comum, podendo ser encontrada facilmente no mercado.

Estudos clínicos já comprovaram sua eficácia e, por isso, é utilizada há algum tempo como antidepressivo, substituindo remédios alopáticos. Médicos já indicam que a planta pode tratar também acidentes vasculares cerebrais. Você pode utilizá-la como chá ou através de cápsulas de medicamento suplementar.

Lembre-se que antes de tomar qualquer medicamento você deve consultar as contra-indicações. Para saber mais, continue lendo nossos posts, e, se desejar adquirir alguma planta fitoterápica, visite nossas páginas de produtos!

Publicado em:Plantas medicinais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *